Notícia
Programas de auditoria interna para empresas contábeis
A complexidade da burocracia e da legislação tributária brasileira obriga as empresas em geral
A complexidade da burocracia e da  legislação tributária brasileira obriga as empresas em geral a buscarem  auxilio técnico-profissional para cumprirem suas obrigações de  contabilidade, tributação e de recursos humanos. Normalmente, quer seja  por terceirização completa dessas áreas, ou apenas por assessoramento,  as empresas de contabilidade são procuradas para executarem tais  serviços.  A qualificação permanente da equipe através de cursos de  aperfeiçoamento, a contratação de seguro de responsabilidade técnica  como forma de minimizar os efeitos de indenizações monetárias e o  rompimento de contrato com clientes considerados de alto risco  tributário são medidas apontadas pelo contador  Renato Francisco Toigo,  para evitar falhas na orientação. Como diretor-adjunto educacional da  Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de  Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), ele explica  como o assunto vem ganhando notoriedade e ressalta, na entrevista a  seguir, a necessidade de implantação de um programa de auditoria interna  nas empresas de serviços contábeis de todo o Brasil.  
JC Contabilidade - Por que a auditoria depende do trabalho de empresas de serviços contábeis?
Renato Francisco Toigo -  Em função da legislação, que obriga toda empresa a ter um profissional  da contabilidade como responsável pelos seus dados contábeis e  tributários. Além de se mostrarem facilitadoras na execução desses  trabalhos burocráticos, as empresas de serviços contábeis conseguem  realizá-los com competência e menores custos, ao mesmo tempo em que  assumem, juntamente com os empresários, responsabilidades, previstas em  lei.
Contabilidade - Qual é a importância da auditoria em empresas de serviços contábeis?
Toigo -  As responsabilidades assumidas por quem orienta e executa serviços  contábeis e tributários podem, a qualquer momento, ser exigidas, quer  seja por falha na orientação, quer seja pela má execução dos serviços.  Do erro, embora involuntário, surgem as multas, e até denuncia ao  Conselho de Contabilidade. As multas são passíveis de indenização. A  denúncia coloca em risco a própria profissão do denunciado. Embora os  serviços prestados pelas empresas de contabilidade sejam executados por  funcionários e colaboradores, qualificados, é de seus proprietários a  responsabilidade pelos possíveis erros. Afinal são estes os responsáveis  técnicos pelos serviços executados.
Contabilidade - Quais são os procedimentos utilizados para minimizar esses riscos?
Toigo -  Entre os passos adotados estão a execução de serviços essenciais pelos  próprios proprietários e a atribuição de responsabilidades a  funcionários mais graduados, com a doação de partes das quotas da  organização, tornando-os também responsáveis técnicos. Outros  procedimentos são a qualificação permanente da equipe através de cursos  de aperfeiçoamento, a contratação de seguro de responsabilidade técnica  como forma de minimizar os efeitos de indenizações monetárias e o  rompimento de contrato com clientes considerados de alto risco  tributário. 
Contabilidade - Qual é a finalidade de tais procedimentos?
Toigo -  Eles podem se tornar eficientes na prevenção de erros, mas acarretam  aumento no custo dos serviços e, de certa forma, são inibidores do  desenvolvimento e do crescimento das empresas de contabilidade. Além do  que, o erro, mesmo que indenizado, quase sempre abala a relação de  confiança entre o empresário contábil e seu cliente. O problema, embora  complexo, pode encontrar na auditoria uma ferramenta eficiente para sua  solução. 
Contabilidade - Qual costuma ser o principal papel da auditoria interna nas empresas de serviços contábeis?
Toigo -  Ela tem por objetivo a prevenção de ocorrências que possam afetar o  nome das organizações, seu patrimônio, o patrimônio de seus sócios,  administradores e responsáveis técnicos e a confiança de seus clientes.
Contabilidade - E que benefícios surgem em decorrência disto?
Toigo -  Criar um programa eficiente de auditoria interna nas organizações  contábeis é viável e de baixo custo e, entre seus muitos benefícios,  pode-se listar a revisão de todos os procedimentos internos  estabelecidos até então; análise do fluxo de documentos; analise do  armazenamento de dados; analise da competência dos colaboradores;  atribuição de responsabilidades; facilidade na execução das tarefas;  orientação a clientes sobre procedimentos que auxiliem a execução dos  serviços; identificação fácil e ágil de possíveis erros; proposição de  novos procedimentos internos para a execução dos serviços;  acompanhamento da legislação pelos auditores; minimização de erros e  consequentes indenizações; motivação de colaboradores; utilização como  instrumento de marketing; facilidades na composição de custos; controle  geral da organização. Com tais argumentos pretende-se desenvolver a  necessidade de implantação de um programa de auditoria interna nas  empresas de serviços contábeis de todo o Brasil.
 
											 
							
							